No dia 25 de maio celebram-se duas datas especiais: o Orgulho Nerd e a Libertação da África. A primeira foi instituída em homenagem à estreia do primeiro filme de Star Wars em 1977, sendo comemorada a partir de 2006. Além disso, é o aniversário de morte de Douglas Adams, autor da saga Guia do Mochileiro das Galáxias. Por isso é chamada de Dia da Toalha.
A segunda é mais antiga. Foi estabelecida em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar a criação da Organização de Unidade Africana (OUA). Fundada em 1963, a OUA visava defender a independência do continente em sua luta contra a colonização europeia e contra o apartheid da África do Sul.
O Dia da África foi criado para celebrar os verdadeiros heróis da resistência africana, pessoas que lutaram pela libertação e crescimento do continente. Como somos o Quilombo Geek não poderíamos não comemorar essa data, por isso, trouxemos quatro heróis da ficção nativos da África.
Tempestade (Marvel)
Uma das X-Men mais famosas, Ororo Munroe é descendente das sacerdotisas do Quênia, filha da princesa N’Dare e do fotojornalista David Munroe. Ela nasceu em Nova Iorque, mas cresceu como nômade andando pelos países do continente africano, roubando para sobreviver.

Inclusive, foi assim que ela conheceu Charles Xavier. Ororo só descobriu os poderes depois de quase morrer em uma viagem pelo deserto do Saara. A primeira aparição dela foi em “Giant X-Men” em 1975, sendo uma das primeiras heroínas negras dos quadrinhos. Ela foi diretora da Escola Jean Grey para Estudos Avançados e casada com o T’Challa, o Pantera Negra. Tempestade é frequente em quase todos os filmes dos X-Men, ganhando vida com as atrizes Halle Barry (primeira trilogia X-Men, 2000 a 2006) e Alexandra Shipp (X-Men: Apocalipse e X-Men: Fênix Negra, 2016 e 2019, respectivamente).
Pantera Negra (Marvel)
Herdeiro do trono de Wakanda, T’Challa é coroado rei após a morte do pai T’Chaka. Os poderes dele vem da erva-coração, uma semente mágica nativa do seu país. Um dos super-heróis mais ricos da Marvel, ele foi apenas o segundo personagem negro da editora a protagonizar um live-action, sob a pele de Chadwick Boseman.

Apareceu pela primeira vez na “Fantastic Four #52”, em 1966, sendo o primeiro herói nativo africano dos quadrinhos. Conheceu a Ororo ainda jovem e casou-se com ela durante o conflito de “Guerra Civil” (2006).
Vixen (DC)
A modelo Mari Jiwe McCabe nasceu na vila fictícia de M’Ganda, localizada provavelmente em Gana. Descendente do guerreiro Tantu, Vixen pode usar a habilidade do animal que quiser devido ao amuleto que está na família há gerações, o Tantu Totem.

Mari perdeu os pais ainda jovem, a mãe foi morta por caçadores ilegais e o pai foi assassinado pelo tio dela, que queria o Tantu Totem. A heroína vai para Nova Iorque e vira modelo. Em uma das viagens de trabalho, recupera a joia e decide usá-la para o bem. Ela foi a primeira personagem negra da DC Comics, estreando na Action Comics #521 em 1981, além de ter sido a primeira a ter uma HQ solo. Membro da Liga Justiça, ela já apareceu na 4ª temporada de Arrow e tem uma série animada, que não chegou no Brasil.
Ngozi (Marvel)
Inspirada nas jovens sequestradas pelo grupo Boko Haram, na Nigéria em 2014, Ngozi é uma atleta que fica paraplégica devido a um acidente de ônibus. Ela encontra com Venom (o simbionte vilão do Homem-Aranha) no momento em que está caçando um gafanhoto.

Após derrotar o Rino, Ngozi é convocada para fazer parte de uma das fileiras das Dora Milaje. Com a morte de T’Challa, a adolescente tem a oportunidade de vestir o manto do Pantera Negra. O nome dela significa benção em um dos dialetos locais de Lagos, capital da Nigéria. A primeira aparição dela foi em Blessing Disguise, em 2017.
Você conhecia algum desses personagem? Sentiu falta de alguém na lista? Conta para a gente nos comentários!